Conecte Conosco

Mundo

Trump manda investigar indústria da carne por causa dos preços altos

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (7) que ordenou uma apuração sobre as práticas das empresas que processam carne, acusando-as de combinarem para definir preços muito altos para a carne bovina.

O custo de vida voltou a ser foco no debate político americano, especialmente após derrotas pesadas do Partido Republicano em eleições locais recentes.

“Pedi ao Departamento de Justiça que inicie imediatamente uma investigação contra as empresas processadoras de carne que estão elevando os valores da carne bovina por meio de conluio, fixação e manipulação de preços”, afirmou o presidente em sua plataforma Truth Social.

“Precisamos agir rapidamente para proteger os consumidores, combater monopólios e garantir que essas empresas não se aproveitem ilegalmente às custas do povo americano”, acrescentou, ressaltando que muitas dessas processadoras são “majoritariamente de propriedade estrangeira”.

Há um ano, Trump venceu as eleições prometendo melhorar o poder de compra dos americanos. Contudo, o preço da carne bovina continua alto.

Segundo dados oficiais recentes, os preços ao consumidor para carne bovina e vitela subiram cerca de 15% em comparação ao ano anterior, em setembro.

Um relatório do Farm Bureau, principal entidade agrícola dos EUA, atribui esses valores elevados à grande redução do rebanho bovino nos últimos anos — o menor em 74 anos —, juntamente com uma demanda constante e alta.

No mês anterior, Trump sugeriu baixar os preços aumentando as importações da Argentina, mas a proposta gerou críticas do setor pecuário.

A Associação Nacional de Criadores de Gado de Corte (NCBA) disse que essa medida ameaça o futuro dos agricultores e pecuaristas familiares.

A Associação de Pecuaristas dos Estados Unidos (USCA) afirmou que “o preço atual da carne nos supermercados reflete o custo real, ajustado pela inflação, para criar gado no país hoje”.

As preocupações com a concentração de poucas grandes empresas na indústria da carne e seu efeito nos preços não são recentes. Em 2021, o governo do democrata Joe Biden já havia criticado várias companhias do setor por lucros elevados às custas dos produtores rurais e consumidores.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados