Conecte Conosco

Mundo

Trump não está contente, mas entende ataques russos em Kiev, diz Casa Branca

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou descontentamento, contudo não se mostrou surpreso com os ataques letais realizados pela Rússia na capital da Ucrânia, informou a Casa Branca nesta quinta-feira (28). Ele incentivou que ambas as partes ponham fim ao conflito iniciado pela invasão russa.

“Ele não ficou contente com a notícia, mas também não se surpreendeu. São dois países que estão em conflito há bastante tempo”, declarou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.

“A Rússia lançou este ataque contra Kiev e, de forma semelhante, a Ucrânia também atingiu recentemente as refinarias de petróleo russas”, completou a porta-voz.

Pelo menos 19 pessoas perderam a vida após mísseis e drones russos atingirem residências, configurando um dos ataques mais severos desde o início da guerra. Uma missão da União Europeia e um prédio governamental britânico também foram alvos dos ataques.

Trump prometeu finalizar a guerra na Ucrânia nas primeiras 24 horas do seu novo mandato, no começo de janeiro, porém desde então tem reconhecido que a situação é mais complexa do que imaginava.

Uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, realizada no Alasca no início do mês, não proporcionou avanços significativos.

Karoline Leavitt ressaltou que Trump se esforçou mais do que qualquer outro pela paz, mas mencionou comentários anteriores do presidente americano atribuindo parte da responsabilidade à Ucrânia, que foi invadida pela Rússia em fevereiro de 2022.

“Talvez nenhum dos lados envolvidos esteja realmente preparado para acabar com o conflito por conta própria”, afirmou a secretária de imprensa.

“O presidente deseja que o conflito termine, mas os líderes destes dois países (…) também precisam querer isso”, declarou.

O enviado especial de Trump para a Ucrânia, Keith Kellogg, advertiu anteriormente que os ataques russos contra civis inocentes podem comprometer os esforços de paz do presidente americano.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados