Mundo
Trump nega bolha financeira na IA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou nesta sexta-feira (7) as preocupações do mercado sobre uma possível bolha na inteligência artificial, prevendo um futuro promissor para o setor.
Quando questionado por um repórter da AFP se temia uma bolha na IA, Trump respondeu: “Não, eu gosto muito da IA. Acredito que ela será muito útil. Muitas coisas estão acontecendo nesse campo.”
“Estamos superando a China e lideramos o mundo em termos de IA”, afirmou Trump, destacando como a competição econômica e geopolítica tem impulsionado investimentos intensos no setor.
Recentemente, a Bolsa de Valores de Nova York apresentou sinais de cautela diante das altas valorizações das grandes empresas de tecnologia e, especificamente, da IA.
Especialistas expressam preocupação com o rápido crescimento de algumas dessas empresas e questionam a capacidade delas de sustentar os altos custos da corrida pelo desenvolvimento da IA.
Arnaud Morvillez, da Uzes Gestion, comentou à AFP que “certos segmentos do mercado ficaram excessivamente valorizados, especialmente no setor de IA; é necessário que haja uma correção para que os investidores possam realizar lucros e recomeçar com bases sólidas.”
Patrick O’Hare, analista do site Briefing.com, destacou que “o mercado está avaliando se essa desaceleração é apenas uma consolidação normal após lucros realizados ou o início de uma correção mais profunda relacionada à valorização de algumas empresas.”
Lionel Melka, sócio da Swan Capital, questiona se já foi alcançado “um ponto de inflexão”.
Os gastos globais com inteligência artificial são previstos para alcançar cerca de 1,5 bilhão de dólares (aproximadamente R$ 8 bilhões) em 2025, segundo a consultoria americana Gartner, aumentando para mais de 2 bilhões (cerca de R$ 10,7 bilhões) em 2026, o que representaria cerca de 2% do PIB mundial.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login