Mundo
Trump pede novamente demissão da diretora do Fed em apelação nos EUA

O governo de Donald Trump apresentou neste domingo, 14, um novo pedido de emergência a um tribunal de apelações dos Estados Unidos para que seja permitida a demissão da diretora do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, Lisa Cook.
Em documento enviado no sábado, 13, os advogados de Cook pediram a rejeição da tentativa de Trump, que ocorre poucos dias antes da decisão de política monetária do Fed, marcada para a próxima quarta-feira.
De acordo com a defesa da diretora, que quer continuar no cargo, a administração de Trump não apresentou motivos suficientes para sua demissão, o que poderia trazer riscos para a economia e para o país caso o presidente tenha permissão para remover um membro do banco central dos EUA.
Na resposta ao Tribunal de Apelações dos EUA para o Distrito de Columbia neste domingo, o governo republicano afirmou que os argumentos dos advogados de Cook carecem de base legal.
A iniciativa de Trump contra a governadora do Fed, fundamentada em alegações de fraude hipotecária, reacendeu o debate sobre a independência da autoridade monetária dos Estados Unidos, que frequentemente sofre pressão do governo para reduzir as taxas de juros.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login