Mundo
Trump pede saída de importante líder do Fed
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou nesta quarta-feira (20), em sua rede Truth Social, a saída de Lisa Cook, uma das líderes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Essa ação aumenta a pressão que Trump exerce sobre essa instituição, que ele vê como resistente a apoiar suas iniciativas econômicas devido à não redução das taxas de juros.
De acordo com Bill Pulte, diretor da agência de financiamento habitacional (FHFA) nomeado por Trump, Cook teria falsificado documentos bancários e registros de propriedades para obter condições mais vantajosas em dois empréstimos imobiliários, conforme divulgado pela agência Bloomberg.
O diretor da FHFA solicitou ao Departamento de Justiça que investigue Cook, conforme indicado pelos documentos compartilhados pela agência de notícias.
Donald Trump declarou: “Lisa Cook deve sair imediatamente!” ao compartilhar a notícia publicada pela Bloomberg.
A saída de Lisa Cook permitiria a Trump aumentar sua influência no Fed, que possui duas vagas para renovação, facilitando a redução das taxas de juros para apoiar políticas como a imposição de tarifas e cortes nos impostos para os mais ricos.
Os membros responsáveis pela política monetária do Fed têm sido cuidadosos em reduzir as taxas de juros, avaliando os impactos das tarifas impostas por Trump, que afetam parceiros comerciais.
Trump tem demonstrado abertamente sua insatisfação, tendo chamado o presidente do Fed, Jerome Powell, de “idiota” e “imbecil” nos últimos meses.
Ao reduzir as taxas de juros, os empréstimos se tornam mais baratos, o que estimula o consumo e os investimentos.
O Fed atua de forma independente e administra as taxas com um duplo objetivo: controlar a inflação e assegurar o máximo possível a geração de empregos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login