Economia
Trump preparado para disputa judicial com diretora do Fed Lisa Cook

O presidente Donald Trump afirmou estar pronto para enfrentar um conflito judicial com a diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, após tomar medidas para removê-la do cargo, alegando que ela apresentou informações falsas em documentos de hipoteca.
“Sim, com certeza”, declarou Trump durante uma reunião na Casa Branca. “Parece que ela cometeu uma irregularidade, o que não pode acontecer, principalmente considerando que ela é responsável pelas hipotecas.”
O advogado de Cook anunciou que entrará com um processo contra a tentativa do presidente de removê-la do Conselho de Governadores do Fed por justa causa.
Trump reiterou suas preocupações sobre as alegações de que Cook teria declarado, em dois pedidos diferentes de hipoteca, que a mesma casa era sua residência principal, e informou que já está considerando outros candidatos para substituir o cargo dela.
“Logo teremos a maioria, o que será muito positivo para o setor habitacional”, afirmou Trump.
Ele mencionou a possibilidade de transferir o presidente do Conselho de Assessores Econômicos, Stephen Miran, para a vaga deixada por Cook, cujo mandato vai até 2038.
“Vamos aguardar para ver os próximos passos. Acabamos de nomear uma pessoa muito qualificada, e podemos realocá-la para o mandato mais longo e escolher alguém novo para onde ela estava”, disse o presidente à imprensa.
Essa declaração mostra que Trump não pretende desistir dessa disputa, que tem sido criticada por levantar questionamentos sobre a independência do banco central dos EUA — um pilar fundamental para os mercados financeiros do país e para sua boa classificação de crédito.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login