Mundo
Trump promete eliminar a violência em Chicago

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (2) que vai solucionar rapidamente o problema de violência em Chicago, cidade que ele classificou como a mais perigosa do mundo.
“Vou resolver a questão da violência de forma rápida, assim como fiz em Washington D.C.”, afirmou Trump, referindo-se ao envio de reservistas da Guarda Nacional para patrulhar as ruas de Washington. “Chicago será segura em breve”, garantiu.
Após ações similares em Los Angeles e Washington, o governo do republicano avisou que pode enviar autoridades federais, incluindo a Polícia e a Guarda Nacional, para outras grandes cidades democratas como Chicago, Nova York, Baltimore e Boston.
Democratas expressaram preocupação com a possível presença militar em Chicago no domingo.
O governador de Illinois, JB Pritzker, crítico de Trump e que o chamou de “ditador”, acusou o presidente de colocar em risco as eleições legislativas de 2026 com essa iniciativa.
“Pritzker precisa urgentemente de ajuda, mas ainda não percebeu”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
Trump destacou números da violência em Chicago, a terceira maior cidade dos EUA, reportando que 54 pessoas foram feridas por tiros no último fim de semana prolongado, com oito mortes. Os relatos dos dois finais de semana anteriores mostraram casos semelhantes.
O prefeito democrata de Chicago, Brandon Johnson, anunciou um decreto limitando a atuação das forças federais na cidade.
Em Washington, soldados armados com veículos blindados patrulham ruas e o metrô, principalmente em áreas próximas a instituições e monumentos nacionais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login