Mundo
Trump quer barrar ajuda internacional a programas sobre gênero e diversidade
O governo do presidente Donald Trump decidiu que não vai conceder bilhões de dólares em ajuda externa para evitar a promoção da chamada “ideologia de gênero” e temas relacionados à diversidade, que são frequentemente alvo de sua administração, informou um funcionário americano nesta quinta-feira (22).
Essa ação amplia a chamada “política da Cidade do México”, do Departamento de Estado, que desde o governo do ex-presidente Ronald Reagan impede o financiamento de ONGs envolvidas com a prática ou promoção do aborto.
O Departamento de Estado anunciará em breve a extensão dessa regra, que não permitirá que a ajuda seja usada para financiar atividades que envolvam “não apenas o aborto como método de controle familiar, mas também a ideologia que promove a equidade de maneira discriminatória”, afirmou o funcionário.
A nova política abrangerá os 8 bilhões de dólares destinados à saúde global, além do total da ajuda externa americana, que ultrapassa 30 bilhões de dólares. A medida impactará tanto ONGs internacionais quanto americanas.
O governo Trump também reduziu significativamente sua ajuda internacional, incluindo a desestruturação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, que era o maior fornecedor governamental de ajuda no mundo.
Desde sua campanha presidencial, Trump tem atacado políticas de apoio aos direitos das pessoas transgênero e iniciativas sobre Diversidade, Igualdade e Inclusão. Ele defende que os programas educacionais e políticas de emprego voltados para corrigir desigualdades históricas baseadas em raça acabam discriminando a população branca, que é a maioria nos Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login