Conecte Conosco

Mundo

Trump quer corte grande de juros antes reunião do Fed

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou nesta segunda-feira (15) seu apelo por uma redução significativa nas taxas de juros antes da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central) marcada para terça e quarta-feira (16 e 17).

Trump tem aumentado a pressão sobre o banco central americano, enquanto o mercado já espera unanimemente um anúncio de corte na próxima quarta-feira.

Em uma postagem em sua plataforma Truth Social, Trump afirmou que o presidente do Fed, Jerome Powell, “deve baixar as taxas de juros imediatamente, em uma magnitude maior do que se previa”.

O presidente novamente chamou Powell de “muito lento”, apelido que já havia usado anteriormente quando o corte não ocorreu.

Espera-se que haja uma redução de 0,25 ponto percentual ao final da reunião de dois dias na quarta-feira. As atenções estão focadas nas declarações do presidente do Fed após o encontro.

Essa redução provavelmente dará impulso à maior economia mundial, especialmente em um período em que o mercado de trabalho mostra sinais de enfraquecimento e aumentam os temores de recessão.

Este seria o primeiro corte de taxa em 2025, já que o Fed manteve as taxas estáveis desde a última redução feita em dezembro. Os dirigentes seguem monitorando os efeitos inflacionários causados pelas tarifas impostas por Trump.

Embora a inflação ainda esteja acima do objetivo anual de 2% do banco central americano, o impacto das tarifas tem sido relativamente contido até o momento.

Esse cenário oferece aos responsáveis pela política monetária a oportunidade de focar no fortalecimento do mercado de trabalho, enquanto equilibram o controle da inflação e a meta do pleno emprego.

A pressão política também marca a reunião do banco, especialmente com a possível confirmação de Stephen Miran, presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, como governador do Fed, prevista para poucas horas antes do início da sessão.

Na segunda-feira, o Senado americano está previsto para votar o avanço de sua nomeação.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados