Conecte Conosco

Mundo

Trump quer encontro com Putin em Budapeste

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou ter discutido possíveis encontros com o líder russo Vladimir Putin, destacando que a principal questão com o Kremlin é a relutância do governo russo em encerrar o conflito na Ucrânia.

As declarações ocorreram durante uma entrevista coletiva na Casa Branca na sexta-feira, dia 7, durante a visita do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Órban, a Washington. “Gostaria de me reunir com Putin em Budapeste”, afirmou o presidente americano.

“Concordamos que a guerra na Ucrânia terminará num futuro próximo”, disse Trump.

Trump também comentou que muitos países europeus compram petróleo e gás da Rússia há anos, mas destacou que a Hungria não está entre eles.

O presidente criticou ainda a política migratória adotada por alguns países europeus: “Eles estão recebendo grande número de imigrantes”, comentou. “A Europa cometeu grandes equívocos na imigração”, acrescentou.

O primeiro-ministro húngaro destacou que os Estados Unidos são os únicos genuinamente empenhados em pôr fim à guerra na Ucrânia, enquanto, segundo ele, os países europeus não têm interesse em encerrar o conflito.

Órban afirmou que sua visita à Casa Branca marca o começo de uma nova fase positiva nas relações entre os EUA e a Hungria. Ele também negou que a sua ida a Washington tivesse o objetivo de solicitar intervenção americana nas tensas relações com a União Europeia.

“Não estou aqui para pedir a Trump que administre meus desentendimentos com a UE”, declarou. Sob o governo de Órban, a Hungria frequentemente critica a União Europeia, principalmente devido a divergências sobre políticas migratórias e sanções contra a Rússia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados