Conecte Conosco

Mundo

Trump questiona apoio da Otan aos EUA em momentos de urgência

Publicado

em

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, manifestou incertezas sobre o comprometimento de seus aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em defender Washington em situações críticas, conforme publicado em sua rede social Truth Social na quarta-feira, dia 7.

Ele afirmou: “Sempre estaremos presentes para apoiar a Otan, mesmo que eles não façam o mesmo por nós”, um dia após a Casa Branca anunciar que a via militar poderia ser considerada para a anexação da Groenlândia, pertencente à Dinamarca, que é parceira da Otan.

Trump reiterou que antes de sua administração, muitos países membros da aliança não investiam o suficiente em suas forças armadas.

“Os Estados Unidos estavam arcando com os custos de forma exagerada! Com todo respeito, fui eu quem aumentou os gastos desses países para 5% do Produto Interno Bruto em defesa”, declarou.

Apesar do tom crítico, Trump também ressaltou relações amistosas: “São todos meus aliados”, referindo-se aos integrantes da Otan.

Ele fez ainda um relato pessoal, comentando: “Fui responsável por encerrar oito conflitos sozinho, mas a Noruega, membro da Otan, optou por não me conceder o Prêmio Nobel da Paz, o que considero uma decisão lamentável”.

Trump concluiu dizendo que “os Estados Unidos, sob minha liderança, são a única nação que China e Rússia respeitam e temem”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados