Conecte Conosco

Mundo

Trump questiona voto de 2020 e pede carteira de eleitor obrigatória

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a duvidar da lisura do sistema eleitoral americano ao afirmar em sua rede social Truth Social que fraudes em eleições são frequentes nos EUA, destacando que a eleição presidencial de 2020, na qual perdeu para Joe Biden, foi a maior nesse aspecto.

Ele também pediu a obrigatoriedade da apresentação de algum documento para votar, escrevendo em letras maiúsculas que “EXIGIMOS IDENTIFICAÇÃO DO ELEITOR”.

Esse assunto é recorrente em seus discursos. No começo do ano, Trump já havia incentivado os republicanos no Congresso a aprovarem uma lei nacional que instituísse essa exigência para garantir a segurança dos votos.

No mesmo discurso, defendeu a aprovação do chamado “SAVE Act”, um projeto que foi aprovado na Câmara em 2025, mas enfrentou dificuldades no Senado. A proposta requer a comprovação de cidadania para participar das eleições federais, e recebeu apoio de membros de seu partido.

Essa postura acontece mesmo após uma derrota judicial no ano anterior. Em outubro de 2025, uma juíza federal decidiu que o governo não poderia exigir documentação de cidadania no cadastro para votar, afirmando que o presidente não tem poder para implementar tais mudanças, pois a Constituição delega essa função aos Estados e ao Congresso.

Nas eleições dos EUA, as regras variam conforme cada estado: alguns pedem documento oficial com foto, outros aceitam identificação sem foto, e em certos lugares o voto é feito apenas com o eleitor declarando seu nome e assinando o registro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados