O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás em sua ameaça de fechar de maneira parcial o governo americano caso não consiga os fundos necessários para a construção do muro na fronteira com o México, informaram os jornais The Hill e The Washington Post nesta sexta-feira. O veto do presidente a um orçamento sem os recursos para o muro poderia paralisar as atividades federais.
Trump disse aos líderes republicanos do Congresso que não fechará o governo como havia dito durante um ato em agosto em Phoenix, no Arizona. Segundo os jornais, que citam fontes legislativas, o presidente chegou a um acordo com os deputados e deixou de lado os 1,6 bilhão de dólares (5 bilhões de reais) que havia solicitado para a construção do muro.
Em um discurso no Arizona, Trump prometeu “fechar o governo” caso os democratas continuassem a obstruir a construção da barreira na fronteira com o México. “De uma forma ou de outra, nós vamos construir esse muro”, disse
Se o Congresso e a Casa Branca não chegarem a um acordo sobre o orçamento ou não aprovarem um projeto de lei de despesas para ao menos manter a continuidade dos fundos aprovados no atual ano fiscal, o governo ficaria sem fundos e se veria obrigado a um fechamento parcial de suas atividades.
A última vez que isto ocorreu foi em 2013, quando o senador republicano Ted Cruz se recusou a destinar fundos para a reforma sanitária proposta pelo então presidente Barack Obama e nenhum projeto de despesas foi aprovado. O fechamento do governo levou à perda de centenas de milhares de dólares e à parada temporária de milhares de funcionários.
A mudança de posicionamento de Donald Trump sobre o muro deve aliviar os debates no Congresso e facilitar a aprovação de um projeto
Você precisa estar logado para postar um comentário Login