Conecte Conosco

Mundo

Trump solicita corte de quase 5 bilhões em ajuda externa

Publicado

em

O presidente Donald Trump solicitou ao Congresso dos Estados Unidos que aprove a redução de 4,9 bilhões de dólares (26 bilhões de reais) na ajuda internacional, conforme anúncio feito pela Casa Branca na sexta-feira (29).

Essa medida aumenta o risco de uma paralisação do governo federal no fim de setembro, já que os democratas alertam que qualquer redução nos fundos aprovados inviabilizaria negociações para evitar o ‘shutdown’ após 30 de setembro.

O corte afetará programas do Departamento de Estado, assim como da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e outros programas de assistência internacional, segundo a carta enviada ao líder republicano da Câmara, Mike Johnson, divulgada pelo escritório orçamentário da Casa Branca.

Donald Trump destacou que sempre priorizará os interesses dos Estados Unidos, em mensagem publicada no X.

De acordo com o jornal The New York Post, a maior parte dos cortes, cerca de 3,2 bilhões de dólares, atingirá os recursos da USAID.

Desde que reassumiu a presidência, Trump já congelou bilhões de dólares destinados à ajuda internacional e formalmente desmantelou a USAID, agora incorporada ao Departamento de Estado, responsável pela diplomacia americana.

A USAID é a principal agência humanitária mundial, envolvida em programas de saúde e auxílio emergencial em quase 120 países.

Em julho, um estudo internacional mostrou que a redução dos fundos americanos para ajuda internacional poderia levar a mais de 14 milhões de mortes extras até 2030 entre os grupos mais vulneráveis, incluindo um terço sendo crianças.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados