Conecte Conosco

Mundo

Trump sugeriu invadir Venezuela em 2017, afirma ex-presidente colombiano

Publicado

em

Juan Manuel Santos, ex-presidente da Colômbia e laureado com o Nobel da Paz, revelou que o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs uma invasão da Venezuela durante uma reunião com líderes da América Latina em 2017, no seu primeiro ano de governo.

Em entrevista ao jornal Financial Times, divulgada na sexta-feira (16), Santos, conhecido por negociar o desarmamento da guerrilha das Farc em 2016, classificou a ideia de atacar a Venezuela e capturar o então presidente deposto, Nicolás Maduro, como uma ameaça grave à estabilidade mundial.

De acordo com Santos, a sugestão de Trump surgiu pela primeira vez durante um encontro em Nova York, em setembro de 2017.

“Disse, numa mistura de brincadeira e seriedade: ‘Olhem para a Venezuela, creio que isso poderia ser resolvido com uma invasão rápida’”, relatou Santos.

Santos recorda que os líderes latino-americanos ficaram surpresos com a proposta e ele mesmo afirmou tratar-se da pior saída possível.

Após a queda de Maduro, Trump deixou claro que seu interesse estava nos recursos naturais do país e reconheceu a presidente interina, Delcy Rodríguez.

Para o ex-presidente colombiano, o comportamento dos Estados Unidos após o ataque não faz sentido. Ele prevê que a tentativa de Trump de controlar a Venezuela à distância fracassará e aposta em eleições democráticas para resolver a crise.

“Minha reação foi positiva pela saída de Maduro, mas preocupada com as consequências para a região e o mundo. Este é o impasse: resolver um problema com outro?”, questionou Santos.

Santos ainda apontou que, embora Maduro tenha sido retirado sob o argumento de ser um narcotraficante, sua substituta, a vice, também não é legítima.

O ex-presidente norte-americano não vê a opositora venezuelana María Corina Machado como uma líder capaz de governar o país. A política entregou recentemente a Trump a medalha de seu prêmio Nobel da Paz em reconhecimento à sua atuação contra o regime venezuelano.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados