Destaque
Trump usa tarifas para proteger ditadores, diz Nobel de Economia

As tarifas de 50% impostas aos produtos do Brasil nesta quarta-feira (9) pelo presidente Donald Trump têm causado repercussão também dentro dos Estados Unidos.
O economista americano Paul Krugman, colunista do jornal The New York Times e ganhador do Nobel de Economia em 2008, chamou o presidente de seu país de “mau e megalomaníaco”.
“Eu normalmente não faço postagens à noite, mas a recente carta de Trump, impondo tarifas de 50% ao Brasil, merece uma atenção especial. Essa medida é diabólica e megalomaníaca”, afirmou em uma postagem que tem como título Programa de Trump para proteger ditadores, seguido da frase “Utilizando tarifas para atacar a democracia”.
Krugman destacou que não existe justificativa econômica válida para essa ação e que, na verdade, trata-se de uma tentativa de salvar Jair Bolsonaro das acusações por tentativa de golpe no Brasil.
“Note que Trump mal tenta fingir que sua ação tem justificativa econômica. É uma punição ao Brasil por julgar Jair Bolsonaro”, escreveu o economista em seu blog na noite de quarta-feira.
Ele ainda resumiu quem é Bolsonaro na sua visão: “É o ex-presidente do Brasil que perdeu a última eleição, mas buscou manter o poder através de um golpe para reverter o resultado. Parece familiar, não é?”
Krugman fez uma comparação com a invasão do Capitólio, em 2021, realizada por apoiadores de Donald Trump após sua derrota nas eleições para Joe Biden. Os invasores foram condenados em 2023, entretanto, Trump concedeu perdão presidencial a eles no início de seu segundo mandato.
Na sua carta ao governo brasileiro, Trump demonstrou preocupação em proteger o aliado político contra o processo no Supremo Tribunal Federal (STF).
“A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder de destaque durante seu governo, inclusive reconhecido pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. É uma perseguição que deve acabar IMEDIATAMENTE!”.
Para Krugman, Trump representa um “projeto de ditador” que tenta proteger alguém parecido.
“Agora, Trump está usando tarifas para ajudar outro projeto de ditador. Se você ainda acredita que os Estados Unidos são os bons da história, isso mostra claramente de que lado estamos atualmente.”
Comércio Internacional
O economista norte-americano utilizou dados de 2022 da Organização Mundial do Comércio (OMC) para mostrar que a China é o maior parceiro comercial do Brasil, com 26,8% das exportações brasileiras.
“Trump realmente acha que pode usar tarifas para intimidar um país gigante, que não depende muito do mercado dos Estados Unidos, para que ele abandone a democracia?”
Segundo o Nobel de Economia, as ações anunciadas por Trump também podem ser usadas como base para um processo de impeachment contra ele.
“Como mencionei, isso é diabólico e megalomaníaco. Se ainda mantemos uma democracia funcional, essa jogada contra o Brasil poderia fundamentar um processo de impeachment. Claro que essa acusação teria que esperar sua vez, depois de outras razões já existentes.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login