Economia
Trump vai cobrar 100% de tarifa sobre produtos da China em novembro

O presidente Donald Trump anunciou em sua rede social Truth Social que vai aplicar uma tarifa de 100% sobre todos os produtos importados da China a partir de novembro, além de estabelecer controles rígidos na exportação de softwares críticos.
Essa decisão ocorre logo após Trump ameaçar cancelar uma reunião prevista com o líder chinês Xi Jinping, que estava marcada para acontecer na Coreia do Sul.
Trump declarou que a China enviou uma carta hostil ao mundo, anunciando que a partir de 1º de novembro de 2025 adotaria controles de exportação extensivos sobre praticamente todos os produtos fabricados por eles, incluindo alguns que nem produzem. Ele afirmou que essa postura representa uma ação sem precedentes no comércio internacional e uma atitude moralmente repreensível na relação entre os países.
Essa medida será aplicada a todas as nações, sem exceção, e foi planejada pela China há anos.
Trump destacou que, considerando a posição adotada pela China, os Estados Unidos irão impor, a partir de 1º de novembro de 2025 (ou até antes, dependendo das ações da China), uma tarifa de 100% sobre os produtos chineses, que será somada às tarifas já existentes. Além disso, controles sobre a exportação de softwares críticos também serão colocados em vigor na mesma data.
Antes disso, Trump também criticou os controles instaurados pela China sobre minerais de terras raras e indicou que não via necessidade de manter a reunião com Xi Jinping durante a cúpula da APEC na Coreia do Sul, que ocorre ainda neste mês.
Vale lembrar que as tarifas propostas elevariam o imposto de importação para 130%, um pouco abaixo dos 145% registrados no início do ano, antes que ambos os países reduzissem as tarifas durante um período de negociações comerciais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login