Mundo
Trump vê progresso em negociação de paz com Rússia na Ucrânia

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, ressaltou neste domingo (17) que houve importantes avanços nas conversações com a Rússia visando um acordo de paz na Ucrânia, em antecipação a um encontro na segunda-feira na Casa Branca com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, e representantes europeus.
“Temos avanços significativos com a Rússia! Fiquem ligados!”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
Na última sexta-feira, em uma reunião realizada no Alasca, Trump e o presidente russo, Vladimir Putin, não anunciara quaisquer resultados concretos para encerrar o conflito iniciado com a invasão russa em fevereiro de 2022.
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, alertou neste domingo que os EUA poderão aplicar penalidades adicionais à Rússia caso o acordo de paz não seja alcançado.
“Se não alcançarmos um entendimento em breve, haverá consequências”, afirmou à emissora NBC. “Teremos não só a continuação da guerra, mas também a manutenção das sanções atuais, possivelmente acompanhadas de medidas punitivas novas”.
Após o encontro no Alasca, Trump retirou a proposta de cessar-fogo imediato, porém Rubio indicou que essa possibilidade ainda está em aberto, sendo o propósito final dos EUA o término do conflito.
O enviado especial de Trump, Steve Witkoff, que realizou diversas viagens a Moscou para dialogar com Putin, manifestou otimismo em relação à reunião entre Trump e Zelensky, agendada para segunda-feira à tarde no Salão Oval da Casa Branca.
Zelensky estará acompanhado de líderes europeus como o presidente francês Emmanuel Macron, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.
“Espero que nossa reunião seja produtiva, que alcancemos um acordo concreto e possamos retomar o diálogo com a Rússia para impulsionar e finalizar o pacto de paz”, declarou Witkoff à CNN.
Witkoff, empresário ligado a Trump, assegurou que, durante a cúpula no Alasca, Moscou apresentou algumas concessões territoriais relativas a cinco áreas da Ucrânia, destacando uma discussão relevante sobre a região de Donetsk.
Além da Crimeia, anexada em 2014, a Rússia mantém controle sobre cerca de 20% do território ucraniano, incluindo partes do sul e leste, como Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.
O enviado também mencionou que Trump e Putin, que fortaleceram significativamente sua relação desde o retorno de Trump ao cargo em 20 de janeiro, concordaram com garantias de segurança robustas para a Ucrânia, as quais qualificou como revolucionárias.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login