Conecte Conosco

Mundo

Trump visita centro de detenção ‘Alcatraz dos jacarés’

Publicado

em

“Vamos ensiná-los a escapar de um jacaré” para que suas chances aumentem “1%”, ironizou o presidente americano, Donald Trump, horas antes de visitar um centro de detenção construído em uma área de pântanos na Flórida (sudeste dos EUA).

A construção chamada de “Alcatraz dos jacarés” provocou indignação entre os críticos das políticas migratórias de Trump, que a consideram cruel, além de causar protestos de ambientalistas por sua proximidade a um parque nacional.

Entretanto, para Trump, que impulsionou uma política migratória rigorosa desde seu retorno ao poder em janeiro, essa foi uma iniciativa excelente.

Quando questionado se a ideia era que cobras e jacarés atacassem os imigrantes em fuga, Trump respondeu aos jornalistas: “Acho que esse é o conceito”.

“As cobras são rápidas, mas os jacarés… Vamos ensiná-los a fugir de um jacaré, certo? Como escapar da prisão. Não corram em linha reta. Corram de lado. E sabem o que mais? Suas chances de fuga aumentam em cerca de 1%”, comentou.

A Flórida, estado governado pelo republicano conservador Ron DeSantis, revelou na semana passada a construção do centro em um aeroporto desativado situado em uma região de manguezais e pântanos conhecidos como Everglades.

A Casa Branca e as autoridades da Flórida batizaram o local de “Alcatraz dos jacarés”, referindo-se à antiga penitenciária localizada em uma ilha de São Francisco, que Trump deseja reabrir.

“Só há uma estrada que dá acesso e é a única saída. Trata-se de um caminho sem volta. É um local isolado, cercado por uma fauna perigosa e um terreno hostil”, explicou Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca.

“Quando se tem assassinos, estupradores e criminosos perigosos em uma prisão cercada por jacarés, acredito que isso desestimula as tentativas de fuga”, afirmou quando questionada sobre os jacarés.

De acordo com a Casa Branca, o centro comporta até 5.000 camas, enquanto autoridades da Flórida falam em 1.000. O funcionamento anual deverá custar cerca de US$ 450 milhões (R$ 2,45 bilhões).

O governo de Trump indica que sua prioridade é deter imigrantes com antecedentes criminais, embora muitos tenham sido detidos sem acusações. A administração atual considera como criminoso qualquer pessoa que tenha entrado ilegalmente no país.

Nos Everglades vivem cerca de 200.000 jacarés, que podem ultrapassar 4 metros no auge da vida.

Incidentes envolvendo jacarés são raros na Flórida. Entre 1948 e 2022, foram registrados 453 ataques acidentais, incluindo 26 mortes, segundo a Comissão de Conservação da Fauna local.

Porém, as autoridades enfatizam os perigos do local.

“Se alguém conseguir sair, encontrará apenas jacarés e pítons”, afirmou recentemente James Uthmeier, procurador-geral da Flórida, ao descrever o centro de detenção.

A visita de Trump acontece enquanto o presidente republicano promove no Congresso um grande projeto de orçamento que denomina “lei grande e bonita”.

O projeto prevê o financiamento amplo de programas de deportação para imigrantes irregulares, incluindo a construção de novos centros de detenção.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados