Mundo
Tufão Kajiki causa 3 mortes no Vietnã

O tufão Kajiki causou a morte de três indivíduos e ferimentos em treze pessoas durante sua passagem pelo Vietnã. As equipes de resgate enfrentaram dificuldades devido à queda de árvores e postes de energia elétrica, conforme reportado pelas autoridades nesta terça-feira.
O fenômeno atingiu o centro do Vietnã na segunda-feira, com ventos máximos de cerca de 130 km/h, deixando mais de 1,6 milhão de moradores sem eletricidade.
As autoridades confirmaram o número de vítimas fatais e emitiram alertas para possíveis enchentes abruptas e deslizamentos em oito províncias.
Nas ruas de Vinh, soldados e times de socorro removiam árvores derrubadas e destroços que bloqueavam as vias.
O Vietnã é frequentemente afetado por tufões sazonais, porém as mudanças climáticas advindas da ação humana intensificam e tornam esses eventos mais imprevisíveis.
Na capital Hanói, ao norte, as fortes chuvas encharcaram as ruas e causaram transtorno no tráfego pela manhã de terça.
Após atravessar o Vietnã, o tufão Kajiki perdeu intensidade, transformando-se em uma depressão tropical e seguiu para o oeste, atingindo o norte do Laos, causando chuvas fortes.
O trem de alta velocidade entre Laos e China suspendeu suas operações na segunda e terça-feira, e alguns trechos rodoviários também ficaram interditados.
Mais de cem pessoas morreram ou estão desaparecidas em decorrência de catástrofes naturais nos primeiros sete meses de 2025 no Vietnã, de acordo com o Ministério da Agricultura.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login