Economia
Turismo em 5 cidades da Mata Sul vai gerar mais de 1 milhão de reais
Com forte ligação à lavoura canavieira, base econômica da região por muitos séculos, a Zona da Mata Sul de Pernambuco está se renovando com projetos que têm o turismo como motor para o desenvolvimento local. Um destaque é a Rota dos Engenhos & Arte, que será apresentada pelo Sebrae Pernambuco nesta quarta-feira (29), às 10h, na sede da instituição, no Recife. O foco é fortalecer o turismo rural e ecológico, integrando cinco municípios: Água Preta, Escada, Palmares, Primavera e Ribeirão.
Espera-se que essa iniciativa movimente mais de R$1 milhão na economia regional até 2028, além de impulsionar um crescimento anual médio de 20% no faturamento dos 30 negócios turísticos e criativos envolvidos. A criação de 200 empregos novos e a atração de pelo menos 20 mil visitantes também estão previstas.
A rota conta com atrações turísticas, históricas e culturais com infraestrutura e serviços preparados para receber visitantes que buscam experiências genuínas, culinária típica, patrimônios históricos e contato com a natureza. Além de informações como localização, fotos e atividades, há QR Codes com vídeos exclusivos de cada ponto turístico.
“A Rota dos Engenhos & Arte surge para fortalecer a economia local e ampliar as oportunidades para pequenos negócios em uma região que precisa diversificar suas atividades econômicas. Além de valorizar e preservar a memória patrimonial, histórica, cultural e ambiental, ela estimulará o empreendedorismo em turismo, economia criativa, agricultura familiar, agroindústria, comércio e serviços”, afirmou Murilo Guerra, superintendente do Sebrae Pernambuco.
Vários engenhos, usinas e fazendas da Mata Sul precisaram se reinventar, como o Engenho Conceição em Escada, a 55 km do Recife. Mantido pela mesma família por gerações, o local destaca-se pela produção do primeiro chocolate pernambucano do tipo tree to bar, do cultivo ao produto final. Oferece experiências gastronômicas, educativas e passeios como trilhas, banho de cachoeira e passeios de carroça.
Em Primavera, cerca de 80 km de Recife, o Engenho Preferência mantém a arquitetura colonial de 1919, com detalhes como piso de mosaico inglês, e oferece passeio histórico, desfile de cavalos e contato com a natureza por trilhas, açudes e jardins de flores tropicais.
“A Rota dos Engenhos & Arte representa uma grande chance de reconectar a Mata Sul às suas raízes e tradições, além de projetar o futuro do turismo sustentável em Pernambuco, valorizando o patrimônio e transformando antigos engenhos em destinos vivos que geram renda e orgulho para as comunidades”, destacou Kátia Georgina Alves, especialista em Turismo do Sebrae/PE.
Em Palmares, a 115 km do Recife, o Engenho Paul preserva a casa grande de 1878 e detalhes originais como ladrilhos hidráulicos e mobiliário. Estruturas como senzala, pelourinho e o famoso Quarto dos Espelhos são atrações, junto com restaurante, área de lazer, cachoeiras e eventos tradicionais como o bloco Jegue do Paul e o Festival de Artes.
A rota inclui também a Usina de Arte, em Água Preta, 120 km do Recife, antiga maior produtora de álcool e açúcar do país nos anos 1950, hoje um parque artístico e educativo com orquidário e obras de arte ao ar livre. A visita oferece passeios guiados, artesanato, gastronomia regional, banho de cachoeira, pesque-pague e contato com a natureza.
Entre Palmares e Água Preta está o Engenho Vênus, onde nasceu em 1906 o médico e professor Nélson Chaves, Patrono da Nutrição Pernambucana. Preserva a arquitetura colonial, móveis e pisos originais, com trilhas pela Mata Atlântica, mirantes e cachoeiras.
Os visitantes da Rota dos Engenhos & Arte podem aproveitar passeios de charrete, cavalo, caiaque e trator, além de redários, restaurantes, lagos, rios e cachoeiras. Em Ribeirão, a 86 km de Recife, empreendimentos como Engenho Cachoeira e Fazenda Faco oferecem degustações, informações históricas, observação da vida animal, trilhas e artesanato da associação Mãos da Mata.
“Pernambuco é conhecido pelo turismo de sol e praia, mas este roteiro destaca as belezas e riquezas da Mata Sul com uma proposta sustentável, cultural e de baixo impacto ambiental”, afirmou Jefferson Santos, gestor do Sebrae/PE.
No lançamento, a sede do Sebrae Pernambuco receberá a Expo Riquezas da Mata, exibindo artesanato, gastronomia e flores tropicais dos cinco municípios, das 9h às 17h, com entrada gratuita e aberta ao público.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login