Economia
Turismo mundial cresce e Brasil se destaca em 2025
Apesar dos desafios geopoliticos, o turismo mundial expandiu 4% em 2025, alcançando um marco histórico de 1,52 bilhão de viagens internacionais, conforme divulgado pela ONU Turismo na terça-feira (20).
De acordo com a organização da ONU localizada em Madri, as receitas do turismo subiram 5%, atingindo 1,9 bilhão de dólares (equivalente a 10,1 bilhões de reais na cotação atual), impulsionadas pelo vigoroso crescimento na África e na Ásia, além do expressivo avanço no Brasil, que teve um aumento de 37% nas chegadas.
“A procura por viagens permaneceu intensa durante 2025, mesmo com a alta inflação nos serviços turísticos e as incertezas causadas pelas tensões geopoliticas”, declarou a secretária-geral da ONU Turismo, Shaikha Alnowais, em comunicado oficial.
“Prevemos que essa tendência positiva persista em 2026, pois a economia global deverá continuar estável e os destinos que ainda não recuperaram os níveis pré-pandemia devem voltar à normalidade”, complementou.
Embora a Europa tenha continuado sendo o continente mais visitado, com 793 milhões de chegadas, a América do Sul mostrou um crescimento de 7% nas entradas internacionais, atingindo 39,2 milhões, liderado pelo Brasil.
A América Central também seguiu essa trajetória de crescimento (13,5 milhões de chegadas, representando 5%), beneficiada pelo bom desempenho de países como Guiana (+24%), Guatemala (+8%), Honduras e El Salvador (7% cada).
Apesar de algumas regiões do Caribe terem registrado estagnação devido ao furacão Melissa no último trimestre, o México garantiu um aumento de 6%.
A Espanha, o segundo destino mais visitado globalmente, após a França, que registra quase 100 milhões de visitantes anualmente, observou um acréscimo de 7% nas chegadas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login