Mundo
Turquia ajuda ativistas da flotilha com problema no barco rumo a Gaza

A Turquia colaborou na retirada segura de ativistas que estavam a bordo de uma das embarcações da flotilha humanitária destinada a Gaza, após o barco sofrer uma pane técnica, informaram os organizadores e a agência estatal turca Anadolu nesta segunda-feira (29).
A flotilha Global Sumud (sumud significa ‘resiliência’ em árabe), da qual a ativista Greta Thunberg faz parte, partiu de Barcelona com o objetivo de romper o bloqueio imposto à Faixa de Gaza e levar ajuda humanitária ao território palestino, onde a população enfrenta graves riscos de fome, conforme alertas da ONU.
Os organizadores comunicaram no Instagram que a missão foi temporariamente suspensa devido a um vazamento na sala de máquinas de um dos barcos, o “Johnny M”.
“Todos os ativistas foram transferidos com segurança para outra embarcação. Alguns serão realocados em outros barcos, enquanto outros serão levados à costa”, diz o comunicado.
Segundo a Anadolu, o barco estava navegando em águas internacionais entre Creta, Chipre e Egito quando emitiu o alerta de emergência na segunda-feira.
As equipes turcas, incluindo o Crescente Vermelho turco, coordenaram a evacuação.
Semih Fener, capitão de uma das embarcações de apoio, declarou à Anadolu que o problema foi causado por uma falha técnica.
“Recebemos 12 pessoas que foram divididas entre outras embarcações, e quatro delas retornarão para casa”, afirmou.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login