Mundo
Turquia sugere conversa direta entre Rússia e Ucrânia em Istambul
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sugeriu nesta terça-feira (25) a possibilidade de facilitar uma comunicação direta entre a Rússia e a Ucrânia na cidade de Istambul, com a finalidade de alcançar um cessar-fogo que seja justo e duradouro.
Erdogan, que participou de uma videoconferência envolvendo 35 países apoiadores da Ucrânia, destacou que mantém diálogo com ambas as nações em conflito, conforme comunicado divulgado na rede social X.
“Negociações diretas entre as partes podem acontecer em Istambul. A Turquia está em contato com as delegações ucraniana e russa para esse propósito”, afirmou o comunicado.
Segundo Erdogan, um cessar-fogo que leve em consideração as infraestruturas energéticas e os portos poderia criar um ambiente favorável para a negociação de um acordo de paz global entre as partes envolvidas.
Na semana passada, o presidente turco recebeu o líder ucraniano, Volodimir Zelensky, em Ancara, e na segunda-feira manteve uma conversa telefônica com seu homólogo russo, Vladimir Putin.
Embora faça parte da Otan, a Turquia optou por não aplicar as sanções ocidentais contra a Rússia, conseguindo assim manter uma relação equilibrada tanto com Moscou quanto com Kiev.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login