Economia
Uber investe US$ 300 mi na Lucid para frota de robotáxis

O Uber anunciou nesta quinta-feira (17) que investirá cerca de 300 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1,67 bilhão) em ações da fabricante americana de veículos elétricos Lucid Motors, com o objetivo de montar uma frota própria de táxis autônomos.
O mercado de táxis sem motorista atrai vários investidores, como a Waymo, subsidiária do Google, que é atualmente uma das líderes nos Estados Unidos.
No fim de junho, a Tesla lançou um serviço inicial de táxis autônomos em Austin, Texas, operando em uma área limitada e com uma frota pequena.
Por sua vez, o Uber já possui acordo com a Waymo e oferece um serviço de carros autônomos nas cidades de Atlanta, Geórgia, e Austin.
Este novo contrato representa um avanço significativo, pois o Uber adquiriu uma participação de cerca de 3% na Lucid Motors baseada nos preços atuais das ações.
A notícia fez as ações da Lucid dispararem quase 30% em Wall Street pouco depois do anúncio.
O Uber se comprometeu a comprar pelo menos 20 mil veículos autônomos, modelo SUV Lucid Gravity, nos seis anos após o início da produção, prevista para o segundo semestre de 2026.
Esses carros serão desenvolvidos especialmente para o Uber em parceria com a Nuro, uma startup focada em software para veículos autônomos.
Além disso, o Uber também vai investir na Nuro e planeja lançar sua frota autônoma em uma grande cidade americana até o final do próximo ano.
A Lucid e a Nuro já estão testando protótipos de táxis autônomos em um circuito privado localizado em Las Vegas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login