Mundo
Ucrânia afirma que ataca apenas ‘alvos militares’ após acusações da Rússia
A Ucrânia afirmou nesta sexta-feira (2) por meio de seu porta-voz do exército, Dmytro Lykhoviy, que seus ataques atingem apenas alvos militares, em resposta às acusações de Moscou de que Kiev teria matado 27 pessoas em um ataque com drones contra um café e um hotel em território ocupado.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia acusou a Ucrânia de prejudicar intencionalmente os esforços para resolver o conflito pacificamente, em um momento em que os Estados Unidos buscam intensificar as negociações para pôr fim a quase quatro anos de guerra.
Segundo o porta-voz Dmytro Lykhoviy, as Forças de Defesa da Ucrânia seguem estritamente as normas do direito humanitário internacional, focando seus ataques unicamente em objetivos militares do inimigo.
Uma fonte militar ucraniana confirmou à AFP que a ação foi direcionada a um grupo de soldados russos em uma área restrita, sem acesso para civis.
A Rússia acusa Kiev de atacar locais civis na cidade de Khorli, na península do Mar Negro ocupada na região de Kherson, resultando em 27 mortos, incluindo duas crianças, conforme relato do governador regional nomeado por Moscou, Vladimir Saldo. Um relatório anterior indicava 24 vítimas.
Em contrapartida, Kiev acusa Moscou de divulgar informações falsas para desestabilizar o processo diplomático.
Dmytro Lykhoviy ressaltou que a Rússia costuma fazer uso de desinformação e declarações enganosas com o intuito de influenciar os parceiros internacionais da Ucrânia e impactar negativamente as conversações de paz.
Essas alegações vêm em meio a esforços diplomáticos intensificados, liderados pelos EUA, para encerrar a guerra iniciada há quase quatro anos com a invasão russa da Ucrânia.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login