Mundo
Ucrânia e Arábia Saudita firmam parceria em defesa aérea
Ucrânia e Arábia Saudita estabeleceram um acordo de cooperação que permitirá a Kiev transmitir seu conhecimento na defesa contra ataques de drones Shahed, de origem iraniana, informou um alto representante à AFP nesta sexta-feira.
O propósito desse acordo é que a Ucrânia auxilie a Arábia Saudita no desenvolvimento dos componentes essenciais de defesa aérea que atualmente lhes faltam, para combater os Shaheds e outros tipos de drones, declarou o mesmo representante.
Tal documento foi assinado na última quinta-feira, durante uma visita do presidente ucraniano Volodimir Zelensky à cidade saudita de Jidá, conforme anunciado por outro alto funcionário à AFP.
Zelensky compartilhou nas redes sociais a concretização de um “acordo significativo” relacionado à colaboração em defesa entre as duas nações.
Desde o começo da invasão russa em 2022, o povo ucraniano tem se protegido contra ataques terroristas, mísseis balísticos e drones semelhantes aos que o regime iraniano vem lançando atualmente no Oriente Médio e na região do Golfo, destacou Zelensky.
A Ucrânia desenvolveu diversos sistemas de defesa a baixo custo e alta eficácia, incluindo interceptadores para drones Shahed.
Essa experiência técnica é muito buscada pelos países do Golfo, que enfrentam ataques com esse mesmo tipo de drones enviados pelo Irã em resposta aos bombardeios israelenses e americanos.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login