Mundo
Ucrânia ordena saída de 3 mil crianças e seus pais de duas áreas
A Ucrânia determinou a retirada de 3 mil crianças e seus responsáveis de zonas próximas à linha de confronto nas regiões de Zaporizhzhia e Dnipro, onde as forças russas têm feito progressos, informou um ministro ucraniano nesta sexta-feira (2).
Oleksiy Kuleba, ministro da Reconstrução, declarou no Telegram: “Devido à severa situação de segurança, foi decidido evacuar compulsoriamente mais de 3.000 crianças e seus familiares de 44 localidades situadas na linha de frente das regiões de Zaporizhzhia e Dnipropetrovsk”.
As evacuações também estão acontecendo na área norte de Chernigov, que tem sido alvo de bombardeios russos e faz fronteira com Belarus, aliada da Rússia.
No total, desde 1º de junho, 150 mil pessoas foram retiradas das áreas de conflito para locais mais seguros, entre elas, quase 18 mil crianças e mais de 5 mil pessoas com mobilidade reduzida, conforme dados do ministro Kuleba.
As tropas russas, que invadiram a Ucrânia em fevereiro de 2022, vêm avançando de forma gradual pela região industrial de Dnipro.
Na região sul de Zaporizhzhia, os movimentos das forças russas foram menos constantes em comparação ao leste em conflito, mas aceleraram nos últimos meses.
A Rússia afirma ter conquistado novos territórios em ambas as regiões.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login