Mundo
Ucrânia pede à Europa para agir contra navios petroleiros russos
A Ucrânia solicitou, nesta quarta-feira (28), que a União Europeia (UE) tome uma postura ativa e sem hesitação contra a frota fantasma responsável pelo transporte de petróleo russo. Como exemplo, foi mencionado o caso dos navios petroleiros associados ao petróleo venezuelano, que foram confiscados pelos Estados Unidos.
Durante uma visita a Berlim, que marca o início de uma série de encontros focados na criação de novas sanções europeias contra a Rússia, o representante especial da presidência ucraniana, Vladislav Vlasiuk, destacou que a presença de componentes ocidentais nas armas russas indica que Moscou está burlando as sanções internacionais.
Ele ressaltou que somente uma pressão contínua e intensificada sobre a Rússia poderá ajudar a levar as negociações para um desfecho que encerre o conflito.
“Se alguns países da União Europeia começassem a interceptar fisicamente esses navios, posso garantir que nada de grave aconteceria, pois os russos não são tão assustadores quanto querem aparentar. Não tenham receio, é hora de agir”, afirmou Vlasiuk.
Ele também elogiou as recentes medidas dos Estados Unidos, que apreenderam vários petroleiros ligados à Rússia, enfatizando que essa abordagem efetiva de sanções deve servir de modelo para outros países.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login