Conecte Conosco

Mundo

Ucrânia registra número recorde de civis mortos e feridos em junho

Publicado

em

Segundo informações da ONU divulgadas na quinta-feira (10), o número de civis mortos ou feridos na Ucrânia devido à invasão russa atingiu em junho seu maior patamar em três anos.

“Os civis por toda a Ucrânia estão enfrentando um sofrimento que não se via há mais de três anos”, declarou Danielle Bell, líder da Missão de Monitoramento de Direitos Humanos da ONU na Ucrânia, que registrou 232 mortes e 1.343 feridos somente no mês de junho.

Esse número supera até mesmo os dados de abril de 2022.

Durante esse período, a Rússia lançou uma quantidade inédita de ataques utilizando drones e mísseis, conforme uma contagem da AFP baseada em informações da Força Aérea ucraniana.

Em Kiev, a capital, diversos civis perderam a vida em bombardeios durante a noite do último mês.

“O aumento nos ataques com mísseis de longo alcance e drones por todo o país trouxe ainda mais mortes e destruição para civis que estão distantes das linhas de combate”, comentou Danielle Bell no relatório.

Desde o início da invasão russa à Ucrânia, em fevereiro de 2022, os dados confiáveis são escassos.

Porém, a ONU contabilizou mais de 13.500 mortos entre civis, número que pode ser significativamente maior, já que muitas ocorrências não podem ser confirmadas e o acesso às regiões sob controle russo é impossível.

Entre esses locais está a cidade portuária de Mariupol, onde se estima que milhares tenham morrido após um cerco russo que durou semanas no começo do conflito.

A cidade foi quase completamente destruída pelos ataques russos e permanece sob domínio de Moscou desde meados de 2022.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados