Mundo
Ucrânia relata falhas na energia por bombardeios russos

A empresa responsável pela rede elétrica da Ucrânia, Ukrenergo, comunicou nesta quinta-feira (16) que todas as regiões do país enfrentam problemas no fornecimento de energia devido a danos causados por ataques russos.
A Rússia, que iniciou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, aumentou nos últimos dias os ataques com drones e mísseis contra as instalações de eletricidade e gás, justamente quando o consumo sobe devido ao frio.
A Ukrenergo explicou que foram adotadas medidas de redução do consumo para indústrias em todo o território ucraniano.
Além disso, em algumas áreas, como na região de Chernihiv, no norte do país, moradores sofreram com interrupções emergenciais no fornecimento de energia, necessárias para lidar com os estragos dos ataques, conforme comunicado da empresa.
A companhia de gás Naftogaz informou que mais da metade de sua capacidade de produção foi comprometida, e seu diretor, Sergei Koretsky, mencionou o fechamento obrigatório de várias unidades essenciais.
Segundo a Força Aérea da Ucrânia, na madrugada entre quarta e quinta-feira, a Rússia lançou 320 drones, dos quais 283 foram interceptados, além de disparar 37 mísseis, com cinco sendo abatidos.
Na noite de quarta-feira, a Ukrenergo declarou que foi obrigada a suspender o fornecimento de energia em quase todas as regiões da Ucrânia, exceto na área leste de Donetsk, foco dos combates atuais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login