Mundo
UE acusa Israel de violar leis internacionais ao expandir territórios na Cisjordânia
A União Europeia (UE) condenou nesta quarta-feira (11) a decisão unilateral de Israel de expandir seu domínio sobre áreas da Cisjordânia, classificando tais ações como “contraproducentes e contrárias ao direito internacional.”
Em comunicado conjunto, a chefe da política externa da UE, Kaja Kallas, junto com os comissários Dubravka Suica e Hadja Lahbib, ressaltaram que essas medidas podem prejudicar os esforços globais voltados para estabilizar e promover a paz na região.
No último fim de semana, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, anunciou ações para ampliar o controle de Israel sobre áreas atualmente administradas pelos palestinos, com o objetivo declarado de fortalecer os assentamentos israelenses na Cisjordânia.
A União Europeia reforçou sua posição histórica de não reconhecer a soberania de Israel sobre os territórios ocupados desde junho de 1967. Além disso, a UE reafirma seu apoio para uma solução de dois Estados, defendendo a criação de um estado palestino independente, democrático, contínuo e viável, capaz de coexistir pacificamente e com segurança ao lado de Israel.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login