Conecte Conosco

Mundo

UE ainda não revelou seus compromissos, afirma representante da sociedade civil na COP30

Publicado

em

André Guimarães, enviado especial da sociedade civil para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), expressou preocupação nesta segunda-feira, 13, com a ausência de declarações da União Europeia sobre suas ações antes da Conferência.

A União Europeia ainda não divulgou suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) nem confirmou se irá participar do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que oferece um novo modelo de financiamento baseado em investimentos ao invés de doações tradicionais.

André Guimarães, que é diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), está envolvido nos preparativos para a Conferência junto a delegações de diversos países.

Em conversas com a imprensa, ele destacou a crescente participação e mobilização dos países do chamado “Sul Global”, uma expressão utilizada pelo Brasil e outras nações em desenvolvimento no G20.

A China, embora ainda não tenha publicado sua NDC, informou que deve apresentar seu compromisso antes do evento principal em Belém (PA) e também confirmou sua contribuição ao TFFF.

“Historicamente, a Europa tem sido uma líder na agenda climática. Por isso, havia uma grande expectativa por uma declaração. É importante considerar que tensões tarifárias e conflitos, inclusive próximos à Europa, estão impactando a situação. No entanto, o fato é que eles ainda não apresentaram seus compromissos”, explicou André Guimarães.

Atualmente, cerca de 70 delegações participam dos encontros preparatórios da 30ª Conferência. Durante as sessões fechadas, representantes de China, Paquistão, Índia e África do Sul já se manifestaram. “Até agora, eu não percebi nenhuma declaração da Europa”, lamentou o enviado especial da sociedade civil.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados