Conecte Conosco

Mundo

UE aperta regras para vistos de russos por medo de espionagem e sabotagem

Publicado

em

A União Europeia anunciou na sexta-feira (7) novas limitações para a emissão de vistos de múltiplas entradas para cidadãos da Rússia, citando preocupações relacionadas a riscos migratórios e de segurança em decorrência do conflito da Rússia contra a Ucrânia. A decisão, publicada pela Comissão Europeia, órgão executivo do bloco, restringe esses vistos apenas a determinadas categorias, como parentes próximos de residentes na UE e profissionais do setor de transporte.

De acordo com o documento oficial, a análise feita no âmbito da cooperação Schengen na Rússia indicou que a invasão da Ucrânia mudou significativamente os riscos migratórios e as ameaças de segurança associados aos requerentes russos, mencionando o uso da migração para fins estratégicos, sabotagens dentro da Europa e perigos ligados à espionagem cibernética e industrial.

Kaja Kallas, chefe de Relações Exteriores e Segurança da UE, declarou que “começar uma guerra e depois esperar ter liberdade de circulação na Europa é difícil de justificar”. Ela ressaltou que “viajar para a UE é um privilégio, não um direito garantido”.

A decisão admite exceções para dissidentes, jornalistas independentes e defensores dos direitos humanos, que poderão obter vistos prolongados quando houver justificativas. O endurecimento das normas ocorre após vários episódios de sabotagem e ataques com drones atribuídos a agentes russos em território europeu.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados