Conecte Conosco

Economia

UE avança em acordo com Mercosul e pode fechar logo

Publicado

em

A porta-voz-chefe da União Europeia (UE), Paula Pinho, declarou nesta segunda-feira (5) que “houve avanços nas negociações sobre o acordo com o Mercosul nas últimas duas semanas” durante uma coletiva de imprensa realizada em Bruxelas. Questionada sobre especulações de que a assinatura pudesse ocorrer no dia 12 de janeiro, ela comentou que, apesar dos progressos, “ainda não há uma data definida para o fechamento do acordo”, mas salientou que “estamos caminhando para concluir o tratado com o Mercosul em breve”.

As falas de Paula Pinho surgem após o adiamento da assinatura do acordo comercial entre a UE e o Mercosul, prevista inicialmente para 20 de dezembro e reprogramada para o começo de janeiro de 2026. O acordo seguiu avançando, mesmo com resistências de alguns países, especialmente França e Itália, enquanto a maioria dos membros europeus permanece favorável à finalização.

Em uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, reafirmaram o compromisso de concluir a assinatura em janeiro, explicando que o adiamento foi necessário para completar processos internos no Conselho.

A oposição italiana, alinhada à francesa, está relacionada a pressões do setor agrícola que pede maiores garantias. Para superar essas objeções, o Parlamento Europeu aprovou medidas de proteção mais rigorosas para produtos sensíveis, incluindo uma proposta de fundo compensatório de 1 bilhão de euros e intensificação dos controles fitossanitários. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, mencionou que Roma pode apoiar o acordo “em até um mês”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados