Mundo
UE classifica Guarda Revolucionária do Irã como grupo terrorista
Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) decidiram nesta quinta-feira (29) incluir a Guarda Revolucionária do Irã na lista de grupos terroristas, em resposta à violenta repressão aos protestos no país, conforme anunciou a chefe da diplomacia do bloco, Kaja Kallas.
“Terrorista é como se define um regime que reprime com violência as manifestações do seu próprio povo”, declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Kaja Kallas afirmou durante uma reunião em Bruxelas: “Qualquer governo que cause a morte de milhares de seus cidadãos está caminhando para sua própria queda”.
Ao incluir a Guarda Revolucionária iraniana na lista terrorista, a UE se alinha com outras nações, como Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Além disso, os membros da UE aprovaram sanções contra diversos oficiais iranianos, incluindo o ministro do Interior, Eskandar Momeni, o chefe da polícia e vários comandantes da Guarda Revolucionária.
A relação desses indivíduos sancionados foi divulgada no diário oficial da UE.
No total, 21 organizações e pessoas estão sujeitas a essas penalidades, que incluem proibição de entrada nos países membros da UE e o congelamento de bens dentro do território dos 27 países do bloco.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login