Conecte Conosco

Economia

UE e Coreia do Sul buscam acordos comerciais, diz secretário dos EUA

Publicado

em

O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, declarou nesta quinta-feira, 24, que a União Europeia e a Coreia do Sul estão sob grande pressão para fechar novos acordos comerciais com os Estados Unidos antes do prazo de 1º de agosto, após a assinatura do pacto com o Japão. Segundo ele, a UE quer evitar tarifas mais altas sobre seus produtos.

Ele explicou que o presidente dos EUA, Donald Trump, alertou os europeus que, sem um acordo, as tarifas aplicadas ao bloco podem chegar a 30%.

“A UE realmente quer muito fechar um acordo”, disse ele em entrevista à CNBC. “Eles têm um déficit comercial de US$ 235 bilhões com os EUA, o que significa que vendem muito mais do que compram. Por isso, a urgência em obter um acordo.”

Lutnick também comentou que a tarifa de 15% aplicada a produtos japoneses pode se tornar padrão para outros países. Ele afirmou que o acordo com o Japão causou preocupação em Seul. “Quando a Coreia do Sul leu o acordo com o Japão, abriu-se uma ampla insatisfação. Eles estarão hoje no meu gabinete para discutir isso.”

Sobre a Coreia do Sul, o secretário explicou que mesmo montadoras com fábricas nos EUA serão impactadas se continuarem a importar componentes. “Se importam motores, pagam tarifa. Se trazem peças, também pagam tarifa. Assim, fica claro o conceito.” Ele reiterou que tanto os coreanos quanto os europeus querem firmar um acordo.

Lutnick também criticou medidas da UE contra empresas de tecnologia americanas. “Eles atacam nossas grandes empresas de tecnologia diariamente”, afirmou, destacando as Leis de Serviços Digitais e de Mercados Digitais como exemplos de uma ofensiva regulatória. “O presidente Trump apoia essas empresas.”

Sobre o TikTok, ele foi enfático: “O controle da China sobre o aplicativo não é aceitável. Não pode haver algo presente em 100 milhões de celulares americanos sob domínio chinês.” Ele alertou que, se os chineses não aprovarem a venda do algoritmo para um grupo americano, “o TikTok poderá ser retirado do ar.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados