Mundo
UE enviará grupo para observar eleições no Peru
A União Europeia (UE) enviará uma equipe de observadores ao Peru para acompanhar as eleições gerais que acontecem em 12 de abril, informou nesta segunda-feira o embaixador da UE em Lima, Jonathan Hatwell.
Hatwell destacou o compromisso conjunto pela democracia e o suporte a um processo eleitoral transparente e confiável após firmar um acordo com o ministro das Relações Exteriores do Peru, Hugo de Zela, em uma cerimônia no Ministério das Relações Exteriores.
O governo peruano assegurou o total comprometimento com a integridade das eleições.
De Zela agradeceu a União Europeia pelo contínuo apoio na realização dos processos eleitorais do país.
Nas eleições gerais de 2021, partidos conservadores contestaram a vitória presidencial do candidato de esquerda Pedro Castillo, alegando fraude sem sucesso junto às autoridades eleitorais e observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da UE.
Mais de 27,3 milhões de cidadãos peruanos votarão no próximo dia 12 de abril para escolher o novo presidente, 130 deputados e 60 senadores.
Mais de 30 candidatos se registraram para suceder o presidente interino José Jerí, cujo mandato encerra-se em 28 de julho.
Os observadores da UE atuarão junto às missões da OEA, Centro Carter, União Interamericana de Órgãos Eleitorais (Uniore), Centro de Assistência e Promoção Eleitoral (Capel) e Associação Mundial de Órgãos Eleitorais (A-WEB), segundo informações do governo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login