Conecte Conosco

Mundo

UE lança ações para setores impactados por restrição chinesa de terras raras

Publicado

em

A União Europeia está desenvolvendo ações para apoiar os setores prejudicados pelas limitações impostas pela China sobre as terras raras, conforme divulgado após uma reunião emergencial realizada nesta segunda-feira (20) em Bruxelas.

A China domina a produção global dessas terras raras, que são vitais para as indústrias de tecnologia digital, automóveis, energia e armamentos.

Recentemente, o país asiático anunciou novas medidas para controlar a exportação de tecnologias ligadas às terras raras, o que causou descontentamento nos Estados Unidos e na Europa.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Stéphane Séjourné, conversou por videoconferência com líderes dos setores mais afetados, incluindo o automotivo (Forvia, Volkswagen, Stellantis), espacial e defesa (Airbus e Safran), energia eólica (Vestas, Siemens, Enercon), semicondutores (Bosch) e químico (Solvay).

Também foram consideradas as empresas relacionadas a projetos de terras raras apoiados pela UE, como o grupo belga Umicore.

Diante das variadas situações enfrentadas pelos setores, foi consenso entre os participantes que uma solução única e rápida é improvável, segundo o gabinete de Séjourné.

Ele destacou a necessidade de agir em múltiplas frentes simultaneamente, mencionando que a UE está preparando várias iniciativas, principalmente focadas em centros compartilhados de compras e armazenamento, além da reciclagem de terras raras.

A União Europeia já manifestou publicamente sua oposição às novas restrições da China, alertando que essas medidas estão levando empresas europeias a paralisar suas produções e causando perdas econômicas em várias cadeias de suprimentos.

Desde abril, a China implementou um sistema de licenciamento para determinadas exportações de terras raras, gerando preocupação em diversos setores globais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados