Economia
UE libera exportação de frango e peru do Brasil

O Brasil está autorizado a reiniciar a exportação de produtos avícolas para a União Europeia (UE), conforme comunicado do Ministério da Agricultura. O mercado europeu foi reaberto para a carne de frango e de peru produzida no Brasil, depois de uma suspensão que teve início em 16 de maio, devido à detecção de um caso de gripe aviária em uma granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.
A volta das compras pela UE foi oficializada em um regulamento publicado pela Comissão Europeia em 15 de setembro. O retorno das exportações brasileiras será gradual.
A partir de 23 de setembro, estarão autorizados os produtos fabricados a partir de 18 de setembro, exceto os oriundos do Rio Grande do Sul. Para os produtos do estado, com exceção da área onde houve o foco de gripe aviária, as exportações serão liberadas em 2 de outubro.
Produtos provenientes da área num raio de 10 km da granja afetada poderão ser exportados a partir de 16 de outubro.
A UE representa um dos principais mercados para o frango brasileiro, correspondendo a cerca de 7% de todas as vendas externas brasileiras. De janeiro a agosto deste ano, o Brasil exportou 130.985 toneladas de carne de frango para os 27 países do bloco, gerando receita de US$ 409,194 milhões, segundo dados do Agrostat, sistema de estatísticas do comércio exterior do agronegócio brasileiro.
Segundo o ministério, o reconhecimento da UE reforça a posição do Brasil como o maior exportador mundial de carne de frango e demonstra a confiança internacional no sistema de defesa agropecuária nacional.
O Brasil vinha buscando a liberação dos embarques para a UE desde a erradicação do foco de gripe aviária. Após o controle da doença e a inexistência de novos casos, o país recuperou o status de livre da enfermidade em granjas comerciais pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aguardando apenas a confirmação pela União Europeia.
Olivér Várhelyi, Comissário de Saúde e Bem-Estar Animal da Comissão Europeia, comunicou ao ministro da Agricultura, Carlos Favaro, o reconhecimento do status sanitário brasileiro pela UE.
No entanto, as exportações de carne de frango do Brasil continuam suspensas temporariamente para Canadá, China, Malásia, Paquistão e Timor-Leste.
Recentemente, a China iniciou uma avaliação técnica no Brasil para revisar os controles sanitários relativos à influenza aviária. Esta avaliação é uma etapa fundamental para que as exportações ao mercado chinês possam ser retomadas, já que a China é um dos últimos grandes mercados que mantêm restrições à carne de frango brasileira, segundo o Ministério da Agricultura.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login