Conecte Conosco

Mundo

UE pede fim de ataques e liberação do Estreito de Ormuz

Publicado

em

O Conselho da União Europeia (UE) divulgou um comunicado nesta quinta-feira (19) solicitando que o Irã pare de atacar infraestruturas de água e energia em países vizinhos no Oriente Médio. As nações europeias também reprimiram qualquer ato que coloque em risco a livre passagem no Estreito de Ormuz.

“O Conselho Europeu reprova fortemente os ataques militares indiscriminados do Irã contra países da região e manifesta solidariedade aos afetados”, diz o comunicado. “Ressaltamos a importância das operações marítimas defensivas da União Europeia e pedimos o seu fortalecimento”.

A entidade ressalta o aumento dos esforços da União Europeia, por meio de colaboração intensificada com parceiros locais, para assegurar a livre navegação no Estreito de Ormuz, tão logo as condições permitam.

Além disso, o órgão político da União Europeia destaca o envio de forças militares para o Mediterrâneo Oriental e para apoiar Chipre, após um ataque a uma base cipriota com drones provenientes do Irã. Também afirma estar disponível para negociações com o Reino Unido para oferecer suporte às bases britânicas na região.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados