Economia
UE retoma pré-listing para exportadores brasileiros de aves e ovos
A União Europeia anunciou ao governo brasileiro que vai reiniciar o processo de pré-listing para a autorização de exportadores de ovos e carne de aves do Brasil, conforme comunicado pelo Ministério da Agricultura.
O comissário europeu já havia informado anteriormente ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, sobre a aceitação do processo com a aprovação da autoridade sanitária brasileira. Esta confirmação foi oficializada através de uma carta enviada pela Comissão Europeia ao Ministério da Agricultura.
O pré-listing é um procedimento simplificado onde o Ministério da Agricultura certifica e lista os frigoríficos que atendem aos padrões sanitários exigidos pela União Europeia, dispensando a necessidade de inspeção detalhada por parte da autoridade sanitária europeia para cada unidade. Os estabelecimentos listados podem ser indicados pelo ministério e, após comunicação à UE, ficam autorizados a exportar.
Desde 2018, a UE havia suspendido o pré-listing devido à Operação Trapaça, um desdobramento da Operação Carne Fraca que investigou fraudes em frigoríficos. Naquela ocasião, o bloco europeu intensificou os controles sobre as carnes brasileiras e interrompeu o pré-listing.
Carlos Fávaro destacou que o governo brasileiro vinha buscando reabrir o mercado europeu nos últimos três anos. Segundo ele, “a União Europeia é um mercado valioso e rentável para a carne de frango e ovos do Brasil, que estava fechado desde 2018. Após sete anos, todas as agroindústrias brasileiras que produzem ovos e frango e que cumprem os requisitos sanitários poderão vender para a Comunidade Europeia.”
A UE concordou ainda em realizar uma auditoria para avaliar a reabertura do mercado para pescados brasileiros e planeja reavaliar a retomada do pré-listing para frigoríficos de carne bovina. Esta auditoria está prevista para o primeiro trimestre de 2026, conforme informado pelo ministério.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login