Mundo
UE vai banir gás russo a partir do final de 2027
Os países da União Europeia e os representantes do Parlamento Europeu anunciaram um acordo para interromper a compra de gás natural da Rússia até o final de 2027.
O entendimento foi alcançado após negociações entre o Parlamento, que desejava uma ação mais imediata, e os 27 países membros da União Europeia, que precisavam de mais tempo para se adaptar à mudança.
O fim dos contratos de longo prazo para importação de gás russo deverá ser implementado até novembro de 2027, conforme declaração conjunta das instituições.
Para o gás transportado por gasodutos, os contratos de longa duração, que podem se estender por décadas, serão banidos a partir de 30 de setembro de 2027, desde que os estoques de gás sejam adequados. No entanto, a data limite para essa aplicação é 1º de novembro do mesmo ano.
Quanto ao gás natural liquefeito (GNL), os contratos de longo prazo serão proibidos a partir de 1º de janeiro de 2027, conforme afirmado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como forma de penalizar a Rússia.
Os acordos de curto prazo terão proibição começando em 25 de abril de 2026 para o GNL e em 17 de junho de 2026 para o gás entregue via gasoduto.
Este cronograma ainda precisa ser aprovado pelos países membros da União Europeia e pelo Parlamento Europeu para entrar em vigor oficialmente.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login