Notícias Recentes
UE vai participar da reunião do Conselho de Paz de Trump, mas sem ser membro
Dubravka Šuica, comissária europeia para o Mediterrâneo, deverá estar presente na reunião inaugural do Conselho de Paz, organizado por Donald Trump, que acontecerá esta semana. No entanto, a União Europeia (UE) não fará parte oficialmente dessa entidade, informou Bruxelas nesta segunda-feira (16).
Dubravka Šuica viajará a Washington para representar a perspectiva europeia sobre a situação na Faixa de Gaza durante a reunião marcada para quinta-feira.
Um porta-voz da UE, Guillaume Mercier, destacou que a participação da comissária será restrita à seção dedicada à Gaza e enfatizou que a Comissão Europeia não se integrará como membro do Conselho de Paz.
Este conselho, criado pelo presidente dos Estados Unidos, tem como missão principal acabar com os conflitos na Faixa de Gaza, mas seu mandato é mais amplo, abrangendo a resolução de vários conflitos armados globais.
A adesão exige que seus membros permanentes contribuam com um fundo de 1 bilhão de dólares, o que tem sido motivo para críticas, pois há quem veja esse órgão como uma possível versão financiada do Conselho de Segurança da ONU.
Recentemente, Bruxelas expressou algumas dúvidas sobre o organismo, principalmente quanto ao seu escopo, governança e alinhamento com as diretrizes da ONU.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login