Conecte Conosco

Mundo

Uganda realiza eleição entre controle policial e bloqueio da internet

Publicado

em

Uganda iniciou nesta quinta-feira (15) a votação para as eleições legislativas e presidenciais, nas quais Yoweri Museveni tenta estender seu mandato de 40 anos em meio a forte vigilância policial e restrições na internet.

Na capital Kampala, os locais de votação abriram com atraso, algo comum no país africano, mas a votação teve início pouco depois das 7h locais (1h em Brasília) em ao menos um subúrbio, conforme confirmado por jornalistas da AFP.

Em Jinja, uma cidade próxima à fronteira, houve o destaque de patrulhas policiais e militares fortemente armados.

Um jornal local, o Daily Monitor, dedicou uma página inteira com orientações para os moradores reforçarem a segurança de suas casas durante as eleições, recomendando trancar portas e janelas e buscar um local seguro em caso de incidentes.

Essa realidade é comum para os ugandenses após quatro décadas de liderança de Museveni, de 81 anos, um ex-combatente acusado de severos abusos das forças de segurança contra opositores.

Nas eleições, ele compete contra o cantor e político Bobi Wine, de 43 anos. Semelhante à disputa de 2021, centenas de apoiadores de Bobi Wine foram presos nos dias anteriores ao pleito.

O candidato precisou usar colete à prova de balas durante os comícios, nos quais se referiu às eleições como uma “batalha” e chamou Museveni de “autoritário militar”.

Embora o governo tivesse prometido não fazê-lo, na terça-feira foi imposto o bloqueio ao acesso à internet por tempo indefinido para impedir a circulação de “informações falsas” e “incitação à violência”.

As Nações Unidas classificaram essa suspensão digital como “muito preocupante” e Bobi Wine advertiu que haverá manifestações se os resultados forem fraudados.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados