Conecte Conosco

Brasil

Último dia para se inscrever no Sisu 2026

Publicado

em

Os interessados em participar do processo seletivo 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta sexta-feira (23) para se inscrever.

Uma novidade desta edição é que candidatos que participaram de pelo menos uma das três últimas edições do Enem – 2023, 2024 e 2025 – podem concorrer às vagas disponibilizadas pelas instituições que aderiram ao processo. É obrigatório ter concluído o ensino médio.

O Sisu 2026 oferece 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de ensino superior, representando a maior oferta histórica, segundo o Ministério da Educação (MEC).

Como participar do Sisu

A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O candidato pode se inscrever em até dois cursos, indicando uma prioridade para cada.

É necessário preencher um cadastro socioeconômico. Candidatos que desejam participar das modalidades de reserva de vagas previstas na Lei de Cotas e ações afirmativas das instituições devem optar por elas no momento da inscrição.

Critérios de seleção

A seleção será baseada na maior média ponderada obtida no Enem de 2023 a 2025, conforme a opção de curso. A redação não pode ter nota zero.

Para candidatos que participaram de mais de uma edição do Enem, o sistema do Sisu seleciona automaticamente a nota que gera a melhor média ponderada para cada curso escolhido.

Notas de treineiros (estudantes que ainda não concluíram o ensino médio) não serão consideradas.

O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro, conforme o edital.

Oferta de vagas

Esta edição recorde inclui novos campi e ampliou cursos nas áreas de tecnologia, inteligência artificial e licenciaturas.

Das vagas reservadas pelas cotas e ações afirmativas, são mais de 148,9 mil destinadas a pretos, pardos, indígenas, quilombolas, estudantes de escolas públicas ou comunitárias e pessoas com deficiência, representando 54,3% do total.

Mais de 73 mil vagas são para licenciaturas presenciais em 18 áreas. Estudantes desses cursos podem participar do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que garante incentivo financeiro mensal de R$ 1.050 durante toda a graduação.

A universidade com maior número de vagas é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.120 vagas, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.931, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 8.005 vagas.

Os cursos com mais vagas são pedagogia (10.145), administração (9.462) e matemática (9.332).

Sobre o Sisu

O programa federal visa ampliar o acesso de estudantes do ensino médio a instituições públicas de ensino superior, utilizando a pontuação do Enem. O Sisu reúne vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior que participam do processo seletivo. A maioria das instituições são federais, incluindo universidades e institutos federais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados