Conecte Conosco

Centro-Oeste

UnB retoma Sisu como método de ingresso após 6 anos de pausa

Publicado

em

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido como Sisu, será novamente utilizado em 2026 para seleção de alunos na Universidade de Brasília (UnB). Essa decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em reunião realizada na última quinta-feira, 13 de novembro.

O programa Sisu, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), estava suspenso na UnB desde 2019. A retomada visa reduzir o número de vagas não ocupadas e enfrentar a evasão escolar por meio de melhorias em ações que promovem a permanência dos estudantes.

Durante o período em que o Sisu esteve suspenso, a seleção era feita por meio do Acesso Enem, outro processo seletivo baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esse sistema tinha seu próprio edital e prazos específicos para os candidatos.

Um relatório da Comissão de Avaliação e Acompanhamento dos Ingressos na Graduação (CAIS/DEG) apontou uma diminuição nas matrículas no ensino superior desde 2019, intensificada pela pandemia da Covid-19, além do aumento no abandono escolar, principalmente em cursos de licenciatura.

“O objetivo é ampliar as chances para os estudantes e diminuir o número de vagas vazias, especialmente em cursos com baixa procura”, declarou a UnB.

Segundo a universidade, cerca de 20% das vagas disponíveis ficam sem ser preenchidas após as matrículas, o que destaca a necessidade de estratégias mais eficazes para o ingresso de novos alunos. A volta do Sisu também permitirá que os selecionados tenham acesso ao programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que apoia a permanência dos estudantes.

A reativação do Sisu está prevista para 2026 e dependerá do consentimento voluntário das unidades acadêmicas da UnB, conforme informações da reitoria.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados