Mundo
Unesco declara Megálitos de Carnac patrimônio mundial

Os megálitos localizados em Carnac, na região de Morbihan, oeste da França, foram oficialmente reconhecidos pela Unesco na Lista do Patrimônio Mundial neste sábado (12). Esta área abrange um território extenso de 1.000 km² e conta com mais de 550 monumentos distribuídos por 28 municípios.
Construídos durante o período Neolítico ao longo de mais de dois mil anos, os megálitos incluem os alinhamentos de menires de Carnac, longas filas de pedras verticais de diferentes tamanhos cuja origem e propósito continuam sendo um enigma. Eles atraem cerca de 300.000 visitantes anualmente.
A Unesco destaca que essas pedras são um exemplo incrível da habilidade técnica dos povos neolíticos, que conseguiram extrair, transportar e instalar esses monumentos, criando um espaço simbólico complexo que reflete a conexão entre as antigas comunidades e o ambiente ao redor.
Atualmente, a França possui 54 locais reconhecidos como Patrimônio Mundial. Países como Espanha e China têm 60 sítios, enquanto a Alemanha conta com 55.
Dentre as 30 candidaturas avaliadas neste ano pelo Comitê do Patrimônio Mundial, reunido em Paris até domingo, estão também os castelos do rei Luís II da Baviera, memoriais do genocídio no Camboja, e paisagens culturais em Camarões e Malawi.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login