Economia
União Europeia deve abrir mercado para os EUA, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo, 27, que a União Europeia precisa facilitar o acesso ao seu mercado para os produtos americanos a fim de viabilizar um acordo sobre a tarifa de 30% que está prevista para ser aplicada sobre exportações vindas do bloco europeu.
Essa nova tarifa entrará em vigor na próxima sexta-feira, dia 1º.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, mencionou que há cerca de 50% de probabilidade de se chegar a um acordo sobre essas tarifas, conforme já havia indicado Trump na sexta-feira, 25. Ela também reconheceu que a Europa tem superávit comercial.
Os dois líderes se encontraram na Escócia para negociações, onde Ursula von der Leyen ressaltou a importância de alcançar um consenso.
Trump sugeriu que os medicamentos serão tratados de forma distinta nesse possível acordo, o que representaria um prejuízo significativo para a Europa, que esperava limitar a tarifação sobre remédios, principal produto exportado para os EUA.
“Os produtos farmacêuticos são muito especiais”, afirmou o presidente americano.
A tarifa de 30%, que incidirá sobre os países membros da União Europeia, atualmente composta por 28 Estados, começará a valer dia 1º, mesma data prevista para as tarifas impostas ao Brasil, que sofreu um aumento de 50% em suas exportações.
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, viajou para a Escócia no sábado, 26, para participar das negociações.
Em entrevista ao programa “Fox News Sunday” no fim de semana, ele já havia comentado que a União Europeia precisa abrir mais seu mercado para as exportações americanas para que Trump considere reduzir a ameaça das tarifas de 30%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login