Mundo
União Europeia quer acabar com a troca de horário

Enquanto os cidadãos europeus se preparam para ajustar seus relógios para o horário de inverno neste final de semana, a Comissão Europeia reafirmou nesta quinta-feira (23) a intenção de eliminar a mudança semestral de horário, que foi proposta após consultas públicas amplas.
A alternância entre horários de verão e inverno começou na Europa na década de 1970 como uma medida para economizar energia durante a crise do petróleo.
Desde 2018, a Comissão Europeia tem buscado encerrar essa prática através de uma consulta popular que ouviu cerca de 4 milhões de participantes, dos quais 84% apoiaram o fim da mudança. O Parlamento Europeu também aprovou a proposta.
Defensores da eliminação da mudança de horário apontam os efeitos negativos na saúde, bem como o aumento de acidentes de trânsito, e observam que as economias de energia são hoje menos significativas devido à ampla utilização de iluminação eficiente.
No entanto, a medida ainda não foi colocada em prática por falta de consenso entre os 27 países membros da União Europeia.
Em razão da proximidade da mudança para o horário de inverno, os deputados europeus discutiram o assunto novamente durante um plenário em Estrasburgo.
“É hora de acabar com a mudança de horário”, afirmou o comissário de Transportes, Apostolos Tzitzikostas, reiterando o comprometimento do Executivo europeu com essa causa.
A Comissão Europeia solicitou uma nova avaliação para apoiar suas iniciativas em prol da abolição da mudança de horário.
A Espanha também enviou um novo pedido para eliminar essa alteração durante uma reunião recente dos ministros de Energia dos países membros, na segunda-feira (20).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login